17 de fevereiro de 2008

Voz me Fascina

Desde criança eu sempre me interessei por canto, e ficava fascinada ouvindo pessoas cantar “ao vivo e a cores”. Quando ouvia um cantor lírico, como o Luciano Pavarotti, achava aquilo coisa de outro mundo, uma voz tão diferente da falada que só podia ser conseguida depois de pelo menos uns 25 anos de treino, e que alguma técnica mirabolante era necessária para tal. Descobri que..., bem, eu não estava longe da verdade.

Na adolescência, me apaixonei pelo heavy metal, e depois disso comecei a tomar gosto por coisas mais pesadas (é sempre assim a adolescência, né?)... e as vozes guturais. Mais uma vez pensei: “coisa de outro mundo”-nenhum simples mortal como eu, que vai a escola e ao cinema, é capaz de fazer isso (nesse ponto tudo bem, até que eu me enganei).

Tomada por um surto de paixão e loucura, resolvi que meu objetivo de vida seria aprender a fisiologia vocal, descobrir como funciona o “vocal gutural” e como ele pode ser feito de maneira menos prejudicial. Quem sabe 100% segura?!?!

Devo confessar (decepcionada) que ainda não sei ao certo, 100%, qual é a “mágica” por trás do gutural. O que me consola é: ainda não achei ninguém que saiba, e pelo jeito, ninguém está 100% certo.

Masssss... ao longo desse tempo, descobri que existem milhares de outros tipos de vozes que me intrigam e fascinam!!!!! Descobri coisas como o canto harmônico, uma voz de 8 Hz (isso é MUITO grave), vocalistas que “cantam pra dentro” (fonação inspiratória), etc. (ah... a magia da internet). Mas como será que todas essas vozes funcionam???!!!! (acompanhem os próximos capítulos)

Bom pra quem não entendeu lhufas do que eu estou falando, eu explico:

1- Pavarotti: é sério que você não sabe quem é ele? Deveria procurar, é um cantor lírico italiano... palavras não o definem. (www.lucianopavarotti.com )
Youtube, pra ver e se arrepiar: http://www.youtube.com/watch?v=EwlE_qNSWLw )

2- Fisiologia Vocal: a forma como “funciona” a voz, como tudo é produzido lá dentro do corpo.

3- Vocal gutural: sabe aqueles caras cabeludos que cantam urrando como se a voz viesse do intestino grosso? Não os que gritam, são os que urram, de forma grave (grosso)... Aqueles que as mães tapam os ouvidos das crianças, sabe? Então, isso é o vocal gutural. A classificação de quem faz e quem não faz gutural á algo complexo... mas aqui vai um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=fTpQOZcNASw

4- Canto harmônico, “Voz de 8 Hz, etc: assunto para novos posts

5- Fonação: produção da voz, emissão da voz.

Ao longo dos posts pretendo colocar diversos assuntos relacionados a voz, produção vocal, saúde vocal e principalmente curiosidades. De certa forma sempre ligados ao canto, de todos os “gêneros”. Mas devo preveni-los... o heavy metal vai prevalecer por aqui ;p

Comentem, PERGUNTEM!!!

2 comentários:

Bruna Scofano disse...

Como vc acha que alguém consegue fazer voz de pato? Essa pessoa pode ser normal?

Grata pela atenção

Luciana Glaser disse...

Cara Bruna.
A voz de pato provavelmente é realizada com uma certa "tensão" na região da faringe (parte da garganta) e elevação da base da língua (a parte mais posterior).
Claro, isso presumindo que a voz de pato que você esteja falando seja a mesma que eu estou pensando.
Tipo a sua! hahahahaha
("Ui que grossa..."Para quem não conhece isso não foi uma ofensa, ok?)