Talvez você já tenha se deparado com esta situação (decepcionante): finalmente aparece a chance de conversar com um bom cantor, fonoaudiólogo, otorrino, ator, etc. e você aproveita pra perguntar - “o que é bom pra voz? Chá de romã? Gargarejo de menta com gengibre, e alho?” (vocês não fazem idéia do que as pessoas inventam).
E quando pensava que descobriria o segredo super secreto e super eficaz, a pessoa lhe diz:
- “Beber bastante água”.
- Quê!? Mas e quando estou gripado???
- “Beber bastante água”
- Mas... mas... e antes do show?
- “Água”.
- E depois de usar a voz, antes de usar, rouquidão, diarréia, febre, dor no corpo?!!!!!
- “Água. E evite os medicamentos com AAS, pode ser dengue”.
A água é realmente muito importante para a saúde das pregas vocais (e do corpo todo).
Para lembrar: “Ao emitir a voz, as pregas vocais se juntam no meio da laringe e o ar passa

Sobre a mucosa das pregas vocais há sempre uma camada de muco. Ele as protege do atrito entre elas. Se não bebemos água prejudicamos a hidratação da laringe. Consequentemente este muco fica mais espesso, atrapalhando a vibração da mucosa das pregas vocais e dando a sensação de pigarro al’em de tornar-se menos eficaz na proteção das pregas vocais.
A laringe mal hidratada fica muito mais suscetível à fadiga, rouquidão, além do aparecimento de nódulos e outras “doenças”.

A quantidade de água necessária varia de pessoa pra pessoa, mas no geral deve-se ingerir 2 litros AO LONGO DO DIA.
Não adianta beber os dois litros de uma vez só antes de um show por exemplo. Seu corpo vai aproveitar alguns cem “ml's”e jogar o resto fora.
A água NÃO passa pela laringe, lembram-se? Então para estarmos sempre hidratados devemos ingerir água regularmente ao longo do dia para que o corpo possa absorvê-la e aproveitá-la como deve.
Eu já disse que é importante beber dois litros de ÁGUA?
“Tanto o álcool ( presente nos vinhos, cervejas,...) como a cafeína (presente nos refrigerantes de cola, café,etc.) são diuréticos e assim, embora ajudem a eliminar pelos rins os detritos metabólicos (formados durante o trabalho muscular e processos de desintoxicação e filtragem), obrigam os rins a eliminar água e os sais minerais que deveriam ser retidos para compensar a desidratação; fica, portanto, a dica de intercalar sempre a administração destas substâncias, quando feita, com bastante água ou sucos naturais.”